Hyundai imagina um metaverso que permite enviar robôs físicos para qualquer local
A montadora Hyundai Motor Group está sonhando grande com um futuro onde os humanos no metaverso possam controlar robôs que podem realizar tarefas para eles em qualquer local do mundo real.
O metaverso é um conceito que se refere a uma rede de mundos virtuais 3D focados na conexão social e tem sido chamado de a próxima geração da Internet.
Na quarta-feira (5 de janeiro) no CES 2022, a última edição da maior feira de tecnologia do mundo realizada em Las Vegas, o presidente do grupo Song Chang-Hyeon disse que os avanços em sensores, atuadores e inteligência artificial (IA) serão os capacitadores para esses robôs , também conhecidos como “avatares” físicos controlados por contas de usuário no metaverso.
“Digamos que eu esteja em um futuro show do CES em Las Vegas. Com meu robô avatar físico na Coreia do Sul, posso abraçar e alimentar meu cachorro e sentir toda a alegria de estar ao lado do meu cachorro em casa na Coreia do Sul, ” ele disse.
Outras aplicações incluem o envio de avatares de robôs para realizar manutenção do sistema ou reparos em áreas radioativas de usinas de energia ou missões de busca e resgate após um terremoto.
A Hyundai, que adquiriu a empresa de robótica Boston Dynamics em 2021, disse que seus cães-robôs Spot podem até ser usados para trazer a experiência de explorar locais como a superfície de Marte para mais perto de casa através do metaverso.
Isso funcionaria usando dados e imagens coletados pelos robôs para replicar a sensação do vento ou o toque frio das rochas espaciais para os usuários da Terra.
A Hyundai disse que seu foco em robôs e metaverso este ano faz parte de um novo conceito que chama de metamobilidade, que está em linha com seus pontos fortes tradicionais em tecnologia de mobilidade como montadora.
“A ideia por trás da metamobilidade é que espaço, tempo e distância se tornarão irrelevantes. Conectando robôs ao metaverso, seremos capazes de nos mover livremente entre o mundo real e a realidade virtual”, disse Song.
“Os robôs se tornarão uma extensão de nossos próprios sentidos físicos, permitindo-nos remodelar e enriquecer nossas vidas diárias com metamobilidade.”
Outros conceitos revelados pela Hyundai incluem um veículo futurista que poderia transformar seu interior em vários tipos de espaços, como um escritório com salas de reuniões virtuais ou uma sala de entretenimento com elementos de jogos de realidade virtual.
A ideia é trazer o conteúdo do metaverso, como espaços virtuais de reunião e mundos de videogame 3D, para um espaço real onde os usuários possam interagir com eles.
A LG também revelou um veículo conceito semelhante chamado LG Vision Omnipod em sua coletiva de imprensa na quarta-feira.
A Hyundai também anunciou um novo sistema modular “plug and drive” (PnD), que pode transformar objetos inanimados em robôs móveis com a adição de módulos robóticos semelhantes a rodas inteligentes.

