Asus Zenfone 3 Zoom
Design e construção
Asus voltou para a mesa de desenho e teve que repensar o conceito que melhor representaria sua linha “Zoom”. Como resultado, o Zoom Zenfone 3 exibe um visual muito diferente do seu antecessor.
Não é mais volumoso e pesado, mas apresenta um perfil mais fino com lados arredondados. O design é semelhante ao Zenfone 3 Max, mas mais atraente e de certa forma, tem um recurso semelhante ao iPhone 7 Plus.
A frente tem a tela de 5,5 polegadas com o receptor acima, juntamente com a câmera selfpe de 13MP, luzes de notificação e sensores. Abaixo estão três chaves capacitivas não iluminadas para navegação. Todos estes são protegidos pelo Gorilla Glass 5 que ligeiramente curvas ao longo das bordas.
À direita estão o botão de balancim do volume e o botão de alimentação / bloqueio. É metálico e texturizado com firmeza de tactilidade. O lado esquerdo, por outro lado, abriga a bandeja SIM híbrida que pode acomodar dois cartões SIM de tamanho nano, ou um nanoSIM e um cartão microSD.
Na parte superior é o microfone secundário, enquanto abaixo a porta de áudio de 3,5 mm, microfone principal, porta USB C, um par de parafusos e o alto-falante.
Na parte de trás estão a câmera dupla de 12MP, o módulo Laser AF, o flash dual-LED logo abaixo dele e o scanner de impressão digital Squircle (quadrado arredondado) no centro. Assim como no Zenfone 3 Max, há algumas bandas de antenas brilhantes nos cantos superior e inferior.
O acabamento preto fosco é suave e gripado, mas também pode ser um imã de borrão.
Dada a grande capacidade da bateria, esperávamos que fosse pesado e desconfortável segurar, mas na verdade não é. Com 154,3 mm de altura, é mais alto que o Zenfone 3, mas é mais curto do que o iPhone 7 Plus. Com 77mm de largura, é mais estreito que o Zenfone 3 e o iPhone 7 Plus. Com 7,99 mm de espessura e 170 gramas de peso, é mais grosso e pesado do que os outros smartphones mencionados, mas ainda pode ser confortavelmente mantido com uma mão. Para não mencionar a construção premium e atraentes opções de cores.
Exibição e multimídia
O Zoom Zenfone 3 exibe uma tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD que a traz para uma densidade de pixels de 401ppi. Ele também usa uma tela Super AMOLED que é capaz de produzir cores vibrantes, negros profundos e ângulos de visão amplos.
Mergulhando dentro das opções, percebemos que o Zenfone 3 Zoom usa o modo Super Color por padrão, o que significa que as cores estão sendo impulsionadas e, como resultado, são mais punchy. Alternar para o modo padrão pareceu um downgrade, pois a cor resultante é óbvia em comparação. Dito isto, recomendamos usar o modo Super Color. Não vai fazer muita pressão para a vida útil da bateria.
Quando se trata de multimídia, o Zenfone 3 Zoom possui uma construção de alto-falante de 5 imãs, uma bobina de voz metálica e uma câmara de som expansiva alimentada por um NXP Smart AMP. Parece sofisticado, mas na verdade parece bom. O áudio está cheio e rico e você pode até ajustar os graves e agudos dentro do Assistente de áudio. Além disso, ele suporta reprodução de 24 bits / 192kHz em estúdio e suporte embutido para auscultadores DTS: X 7.1.
SO, UI e Apps
Fora da caixa (pelo menos para esta unidade de revisão), o Zoom é executado no Android 6.0 Marshmallow com o ZenUI 3.0. ASUS disse que vai ser atualizado para Nougat no primeiro semestre deste ano.
Looks e layout são semelhantes ao resto da série Zenfone 3, então não há nada de novo nesse departamento, então vamos mergulhar de imediato em aplicativos. O Bloatware é um dos nossos problemas nos dispositivos Zenfone, pois muitas vezes vem com aplicativos pré-instalados de terceiros, que na verdade não precisamos, alguns projetados para o mercado chinês. A boa notícia é que você não encontrará a maioria deles no Zenfone 3 Zoom.
Os aplicativos de terceiros pré-instalados ainda estão disponíveis, mas apenas alguns e limitados a Need For Speed, SIM City, Facebook, Messenger e Instagram, que você pode remover. Além dos aplicativos básicos do Google, os aplicativos ZenUI também estão presentes. Esses aplicativos são bastante úteis, embora a Play Store tenha que atualizá-los todos quando você executar o dispositivo pela primeira vez.

